Orientações para ajudar crianças com Trocas na Fala

1–2 minutos

Como ajudar crianças que realizam trocas na fala?

Esse é um fenômeno que pode ocorrer no desenvolvimento da linguagem, mas, quando persiste além da idade esperada, requer uma atenção especial. Vamos lá!

Seja um bom modelo de fala: Fale claramente e quando for possível, de forma um pouco mais pausada. Se você pronuncia as palavras de forma correta, isso ajuda seu/sua filho(a) a aprender a maneira ideal de pronunciar os sons.

Busque se comunicar sempre na altura da criança: Essa atitude melhora a conexão visual e emocional, fazendo com que ela se sinta mais segura e ouvida, além de facilitar a compreensão e interação.

⮕ Evite corrigir de forma direta: Em vez de corrigir, repita a palavra de forma correta em uma frase. Por exemplo, se a criança diz “tato” em vez de “gato”, você pode responder: “Ah, você viu um gato? Que legal!”

 Crie oportunidades para conversar: Faça perguntas abertas que incentivem reflexões e respostas um pouco mais longas ao invés de “sim” ou “não”. Isso ajuda a criança refletir um pouco mais sobre o que vai dizer e a praticar mais sua fala.

Considere a ajuda de um fonoaudiólogo: Se as dificuldades persistirem, um fonoaudiólogo pode avaliar e fornecer um plano de tratamento personalizado para ajudar seu/sua filho(a) a progredir de forma mais eficaz.

Com a orientação de um profissional, os resultados tendem a ser mais rápidos do que quando apenas buscam alternativas em casa, sozinhos.


Lembrando que cada pessoa é única e é importante receber um tratamento individualizado. Essas orientações são alternativas que podem auxiliar no desenvolvimento da linguagem infantil.