São qualquer interrupção no fluxo natural da fala, que podem ocorrer em todos os falantes, tanto de maneira comum quanto em casos mais persistentes, que normalmente identificamos em pessoas que gaguejam.
Disfluências comuns são aquelas que todos nós experimentamos ocasionalmente. Sabe quando você está contando uma história e precisa pensar um pouco antes de encontrar a palavra certa?
Por exemplo:
Hesitações: “Eu fui ao supermercado (eeee…) depois fui para casa.”
Isso é normal e não necessariamente representa um problema na fala.
Já as disfluências atípicas ou gagas são aquelas que ocorrem com mais frequência e podem interferir na comunicação. Isso inclui repetições frequentes de sons, palavras ou frases, prolongamentos de sons e bloqueios na fala.
Por exemplo:
Bloqueios: “Eu ([silêncio por alguns segundos] quero) um novo caderno.”
Como fonoaudióloga, meu papel é ajudar a identificar essas disfluências e entender suas possíveis causas. Porém, a causa não é fator determinante para iniciar um tratamento e nem para a abordagem que será utilizada.
Diversos pontos são levados em consideração, principalmente as características pessoais de cada indivíduo.
Então, da próxima vez que você notar alguma interrupção no fluxo da sua fala, lembre-se: disfluências acontecem com qualquer um, ninguém é 100% fluente, mas se estiverem causando desconforto ou interferindo na mensagem que você gostaria de passar, não hesite em procurar ajuda.
E você, já se perguntou por que algumas pessoas apresentam hesitações e outras bloqueios ao falar? Isso pode ser causado por diferentes tipos de disfluências.
Por meio de avaliações e intervenções personalizadas, podemos trabalhar juntos para melhorar a fluência da sua fala e promover uma comunicação mais eficaz.
Ficou com alguma dúvida? Estou aqui para responder às suas perguntas e oferecer suporte.
